“EM BUSCA DO ELO PERDIDO.”

Ontem, 05 de abril de 2022, os servidores municipais de São Francisco do Conde-BA foram em busca do Prefeito da Cidade, em mais uma agenda de mobilização por causa da Greve por tempo indeterminado.

Os servidores públicos foram às ruas tentando encontrar o gestor municipal, tendo como percurso alguns pontos específicos aonde trabalham as autoridades municipais, dentre eles: o Gabinete do Prefeito (GAPRE), a sede do Instituto da Previdência Municipal (IPM) e o escritório da Assessoria Jurídica do município (AJUR).

O ato começou com a concentração em frente ao GAPRE, aonde os servidores com utilizando palavras de ordem, clamavam pela presença do prefeito, mas infelizmente, a resposta obtida é de que ele não estava na cidade e não tinha ninguém da equipe que pudesse falar em nome da Prefeitura com os servidores, o que demostra mais uma vez o descaso com os servidores municipais.

Servidores em frente ao Gabinete do Prefeito de São Francisco do Conde-Ba.

Com a ausência do gestor, os servidores caminharam até o IPM, onde solicitaram ser atendidos pela Presidenta do Instituto da Previdência, a senhora Eleonor, que prontamente atendeu representantes do SINDSEFRAN, sendo elas Claudilene Gonzaga e Shayana Busson, explicando a gravidade da situação.

Desde a criação do órgão de previdência existe um déficit chamado de índice atuarial, pois o IPM acolheu os servidores inativos do antigo Instituto Previdenciário Monte Pio, mas sem o repasse das contribuições financeiras que à época foi repassado aos cofres da Prefeitura.

Hoje a situação do servidor contribuinte é de oneração, pois os menores salários pagam o maior percentual da tabela quando poderia estar sendo adotada a tabela progressiva. Encaminhou-se para finalização dos estudos da Reforma da Previdência feita pelo município, a elaboração de um relatório e a discussão da gravidade da situação numa Audiência Pública.

Servidores em frente ao Instituto Municipal de Previdência – IPM.

Seguindo em protesto, mesmo com o sol quente e temperatura térmica de 35⁰ C, os servidores mantiveram a resistência. Se dirigiram à AJUR, e lá começaram a ecoar palavra de ordem e solicitaram um posicionamento do procurador do município, o Senhor Allan Abbehusen de Santana, que de forma acalorada, recebeu os servidores, que não se intimidaram e mantiveram o protesto em frente ao prédio da AJUR no intuito de serem atendidos.

Servidores em frente à Assessoria Jurídica do Município – AJUR

Depois de muita persistência dos servidores, em baixo de todo sol, na saída do expediente, o Procurador marcou uma reunião, que irá acontecer amanhã, dia 06/07, pela tarde.

Sendo assim, como ficou acordado com o Procurador Allan, a direção do SINDSEFRAN foi para a AJUR (hoje) para a reunião, contudo, ele não pôde comparecer , devido a outro compromisso, sendo assim, reagendou a reunião para o dia 11 de abril (segunda-feira).

É importante salientar que por diversas vezes, desde o início da atual gestão, o Sindicato procurou o poder público municipal, seja presencialmente ou através de diversos ofícios, mas a omissão e o descaso com os servidores e serviços públicos do município sempre tem sido colocado de lado, desprestigiados, onde até as leis federais estão sendo negligenciadas, como o piso nacional do magistério que é lei desde janeiro. Sem contar a necessidade urgente de revisão das leis municipais, como data base, progressões horizontais e verticais, VPNI. Por toda essa recusa em dialogar com o Sindicato, os servidores municipais entraram em greve desde o dia 31 de março, e estamos aguardando a gestão municipal reabrir a mesa de negociação.

A LUTA CONTINUA – SE FILIE

Siga nossas redes sociais