A importância de se filiar

O Sindsefran orienta a todos os servidores e servidoras públicas estatutárias e celetistas de São Francisco do Conde para se associarem ao sindicato como forma de mantermos direitos e garantias tão importantes para a vida dos trabalhadores (as). Um sindicato forte busca ampliar conquistas e garantir direitos, daí a importância que você seja sindicalizado e participe das atividades convocadas pela entidade. Para cada trabalhador, trabalhadora, aposentado e aposentada que se sindicaliza, a entidade se torna mais representativa, podendo dialogar com energia e enfrentar com eficiência as tentativas de redução de nossos direitos.

Os benefícios da filiação

O mais importante serviço prestado pelo sindicato é a sua própria representação, é por essa representação de luta e pressão política que o servidor(a) faz jus a gratificações, garantias estatutárias, piso salarial diferenciado, auxílio transporte, dentre outros benefícios conquistados. Se não fossem os acordos coletivos e as pressões políticas, certamente os servidores(a) estariam mais vulneráveis em suas relações de trabalho.

É pela atuação do sindicato que se evitam os abusos que possam ser cometidos por maus gestores, abusos que vão desde a exigência de trabalhar extra jornada, ou realizar desvio de função, ou assédios morais, enfim. Não podemos esquecer que o sindicato tem a obrigação de atuar nestes casos e de manter seu departamento jurídico para ajuizar ações trabalhistas ou acionar as autoridades competentes no sentido de suprimir tais práticas. É no sindicato também que se acompanham diariamente os atos administrativos governamentais que afetam diretamente a vida dos trabalhadores(a).

Por isso a importância da filiação, pois é com a contribuição mensal do associado que se movimenta a máquina sindical para pagamento de material administrativo, funcionários, publicações em editais obrigatórios, prestação de serviços jurídicos, informáticos, funcionamento da sede, equipamentos em geral etc.

Como se filiar?

E o desconto sindical…

Para se filiar basta preencher a ficha de filiação disponibilizada pelos diretores e funcionários do sindicato na sede da entidade ou no setor de trabalho do servidor.

A ficha de filiação e autorização do desconto automático também está disponível para download aqui no site. É só baixar, preencher e enviar para o e-mail [email protected], junto com cópias do RG, do CPF e do contracheque.

O desconto da filiação equivale a 1% do vencimento, e se fará mensalmente na folha de pagamento do servidor (a), com indicativo no contracheque.