São Francisco do Conde terá representante na Conferência Nacional de Segurança Alimentar e Nutricional

O estado da Bahia realizou de 17 e 19 de outubro a 6ª Conferência Estadual de Segurança Alimentar e Nutricional no Gran Hotel Stella Maris, em Salvador.

A abertura do evento celebrou os 20 anos do Consea-BA, que é também um marco da existência do Programa Bolsa Família. As 18 conferências territoriais tiveram mais de 1.500 pessoas em mais de 349 municípios, sendo eleitos 564 delegados para esta etapa estadual.

São Francisco do Conde teve a etapa municipal convocada pela sociedade civil, realizada pelo SINDSEFRAN, em parceria com a CUT Bahia, o SINDIPETRO-BA e o CONSEA-BA e outras diversas organizações sociais e estudantis locais, sendo eleitos 02 representantes para a etapa estadual, os delegados Sr.ª Claudilene Gonzaga e Sr. José Antônio dos Santos (popular Zé Túnel).

O tema da Conferência foi a “Superação da fome e construção da soberania alimentar, com direitos e participação social”. Para fortalecer a implementação da política no Estado, os municípios terão que implantar o Sistema Nacional de Segurança Alimentar e Nutricional (SISAN), mediante aprovação de lei municipal nas Câmaras de Vereadores e promover a articulação intersetorial das secretárias de governos com foco no direito humano à alimentação adequada e saudável.

A pesquisa da Rede PENSSAN, de 2022 aponta que na Bahia a fome atingiu 1,9 milhão de pessoas. Isso representa 12,9% da população do estado. E 62,6% da população apresenta algum nível de insegurança alimentar, ou seja, maioria dos baianos estão preocupados quanto à garantia do acesso a alimentos em um futuro próximo.

Ao final, foram eleitos 92 delegados para a 6ª Conferência Nacional de Segurança Alimentar e Nutricional, que acontecerá de 11 a 14 de dezembro de 2023, em Brasília (DF), e Zé Tunel, pescador, líder comunitário, foi eleito para participar representando o nosso município. Para a diretora sindical, Claudilene Gonzaga, “a conquista da vaga altamente concorrida é extremamente relevante para demonstrar a importância e a potência de São Francisco do Conde que sedia uma das maiores refinarias de extração de petróleo do país, possui alta arrecadação financeira, mas o desenvolvimento socioeconômico e ambiental é incompatível com essa realidade”.

O SINDSEFRAN, no seu papel de sindicato cidadão reafirma o compromisso de contribuir com a perspectiva de inclusão das pessoas trabalhando em parceria entre a sociedade civil e o poder público para fazer diagnóstico da realidade e apontar caminhos para que se convertam em efetivas políticas públicas e ações de enfrentamento à fome.