São Francisco do Conde participa de Conferência Territorial de Segurança Alimentar e Nutricional

A Plenária municipal de São Francisco do Conde – BA convocada pela sociedade civil foi realizada pelo SINDSEFRAN no último dia 11 de setembro de 2023, elegendo 02 representantes para participarem da Conferência Territorial de Segurança Alimentar e Nutricional.

Em parceria com o CONSEA-BA (Conselho Estadual de Segurança Alimentar e Nutricional do Estado da Bahia), o evento municipal contou com a mobilização de diversas organizações sociais que atuam em âmbito local, a exemplo do SINDIPETRO (Sindicato dos Petroleiros), Associação de Pescadores – APMDBA, Movimento Estudantil da UNILAB, CUT-Bahia (Central Única dos Trabalhadores) e também representantes de Conselhos Municipais.

O tema tratou dos desafios e estratégias para a superação da fome e a construção da soberania alimentar, com direitos e participação social. Foi possível mapear algumas problemáticas como a poluição ambiental do mangue e das águas marítimas, necessidade de melhoria da qualidade da alimentação escolar, precarização do abastecimento da água para consumo humano dentre outras questões que irão exigir a mobilização da sociedade civil e do poder público para que se construam ações efetivas para atender a população vulnerável.

Outro ponto relevante debatido, foi a evidente situação de fome enfrentada pelos estudantes da Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira (UNILAB), após a suspensão do contrato com o restaurante que atendia a comunidade acadêmica com preços populares, o que tem exigido intervenção imediata das autoridades e da comunidade em geral. Tratou-se ainda dos estudantes da educação básica do município que carecem de atenção, sendo sinalizada a necessidade de mais divulgação e transparência das ações do Conselho Municipal da Merenda Escolar.

O Território Metropolitano, promoveu sua Conferência nos dias 13 e 14/09, em Salvador, e elegeu os representantes para etapa de debate estadual que ocorrerá de 17 a 19 de outubro/2023 e irá discutir formas de implementação e fortalecimento do Sistema e da Política Pública de Segurança Alimentar e Nutricional.

Nosso município estará representado na 6ª Conferência Estadual pelos delegados José Antônio dos Santos, popular Zé Túnel, pescador e por Claudilene de Lima Gonzaga, servidora pública.

O SINDSEFRAN orgulha-se de ter realizado a Plenária Municipal de Segurança Alimentar e Nutricional e assim ter garantido a representatividade do município.

Sigamos rumo a Conferência Estadual!