SINDSEFRAN participa de debate sobre relações de trabalho na atualidade.

Dia 31.01.23, um encontro de sindicalistas e representantes de órgãos do governo foi organizado dentro do Ministério do Trabalho e Economia, no bairro do Comércio em Salvador, e o SINDSEFRAN se fez presente; debate intitulado de: “Conjuntura e Desafios das Relações de Trabalho na Atualidade “.

Os principais temas do debate foram:
 A saúde do trabalhador;
 A necessidade de retomar um consenso trabalhista no estabelecimento de uma mesa de negociação permanente entre Sindicatos e Órgãos Públicos de proteção ao trabalhador;
 A defesa da previdência;
 O aumento da fome e da concentração de renda no Brasil;
 O fortalecimento da Justiça Trabalho;
 O aniquilamento do setor público do trabalho;
 As elites econômicas e a disputa de sua agenda em nome da “modernização” do trabalho;
 O falso empreendendorismo e a uberização do trabalho;
 As esperanças para o novo governo Lula.

Estiveram presentes representantes de órgãos do governo como: a atual presidente do Tribunal Regional do Trabalho drª Débora Machado, o Procurador chefe do Ministério Público do Trabalho drº Luís Carneiro, a drª Gleide Góis Superintendente Regional do Trabalho na Bahia, o vereador Augusto Vasconcelos, e representantes do governo Jerônimo, que se reuniram com representantes do Dieese, da CUT, e de diversos outros Sindicatos do Estado da Bahia.

A luta sindical está aos poucos sendo retomada no país, apesar de medidas de fragilização como:

A tentativa de aprovação da PEC 032 (gov. Bolsonaro);

A proposta de pulverização de sindicatos (gov. Bolsonaro);

A retirada da contribuição compulsória (gov. Temer);

A possibilidade de negociação individual direta com patrões (gov. Temer);

A permissão de que convenções e acordos coletivos possam prevalecer sobre a legislação (gov. Temer).

As estruturas sindicais dos trabalhadores balançou, mas não caiu, a resistência e a união foram os modos de permanecer e sobreviver a esses grandes desafios impostos por governos de direita.