Desde a publicação do Referencial Curricular Nacional para Educação Infantil (1998), as instituições de Educação Infantil vem debatendo medidas que incorporem gradativamente as funções de educar e cuidar (distintas e indissociáveis), para oferecer às crianças as condições para a aprendizagem que ocorre tanto nas brincadeiras como nas situações pedagógicas planejadas e aplicadas na escola.
Em São Francisco do Conde-BA tivemos um momento histórico hoje dia 30 de julho de 2024, no qual, pela primeira vez a categoria dos agentes da educação infantil reuniu-se com a Equipe Pedagógica da Secretaria de Educação para debater as promoção de melhorias para que todos possam exercer com qualidade as suas atividades no atendimento às crianças.
Os participantes discutiram sobre a construção de plano de ações que assegurem a orientação aos gestores e profissionais da rede escolar sobre as adequações administrativo-pedagógicas promovidas na rotina escolar com o reconhecimento dos agentes na carreira do magistério. Dentre os pontos de adequação, está a Reserva Técnica e a formação continuada.
Com a publicação da Lei nº 737/2024 faz-se necessário a reorientação da prática educativa na Educação Infantil. Portanto, com o auxílio da Superintendente Pedagógica foram definidas as seguintes ações:
- Consulta Jurídica para definição do texto de orientação às equipes escolares (1ª semana de agosto/2024);
- Envio de proposta de temáticas formativas pela categoria à Seduc até 16/08;
- Análise interna da proposta formativa pela equipe pedagógica da SEDUC entre 19 a 23 de agosto;
- Instalação de Grupo de Trabalho a partir de 26/08 para definição das atualizações necessárias para integração dos profissionais na prática educativa da educação infantil.
Firmou-se ainda o compromisso de que as atribuições para o cargo que estão contidas no Plano de Cargos e Salários do município sejam a base de referência para a produção das orientações às equipes escolares no Grupo de Trabalho.
Traremos novas informações assim que for deliberada a agenda de reunião do Grupo de Trabalho!