2010
O Surgimento
A ideia de criação do SINDSEFRAN surgiu em 2010 quando o Professor Francisco Assis resolveu ‘tirar da gaveta’ o Estatuto do Sindicato de Servidores Públicos da Prefeitura e Câmara de São Francisco do Conde. A partir daí, teve início a realização de diversas reuniões com os servidores municipais das mais diversas categorias, com o objetivo de buscar servidores interessados em defender a causa de montar uma diretoria sindical para representá-los. Essas reuniões eram realizadas em locais disponibilizados por organizações parceiras, cedidos a custo zero como: Associação dos Agentes de Saúde, APLB, ASTAPE e etc.
A fundação
Aos 28 dias do mês de julho de 2010 nasce o Sindicato dos Trabalhadores e Trabalhadoras da Prefeitura e Câmara Municipal de São Francisco do Conde com a aprovação do Estatuto da entidade e a posse em Assembleia a sua primeira Diretoria, que teve em sua composição os seguintes servidores: Francisco Assis, Joel da Conceição, Eduardo Alves da Silva, Paulo Henrique Teixeira, Janemary Menezes Portela Almeida e Ana Clara Vieira Santa Rita.
Primeiras iniciativas
Com a formação da Diretoria, iniciou-se assim a busca por servidores interessados em filiarem-se ao Sindicato. Em agosto do mesmo ano, a diretoria deliberou o aluguel de um espaço físico com recursos próprios para servir como sede provisória, pois seus recursos eram limitados e a entidade ainda não existia nenhuma contribuição sindical. Surgiu assim a primeira sede na Rua Batista Marques, n.º 22, Centro, São Francisco do Conde – Bahia. Os móveis e equipamentos foram emprestados por entidades e pelos próprios servidores.
Mobilizações
Os trabalhos foram iniciados com atendimento dos servidores na sede do SINDSEFRAN, e diversas ações foram promovidas com o objetivo de ouvir e conscientizar o/a servidora/a sobre o papel do Sindicato. Foram realizadas mobilizações com distribuição de panfletos, cartazes, carro de som, reuniões com diversas categorias, entrevistas nas emissoras de rádio e visita aos setores públicos.
Em 2011 o Sindicato passou a receber as contribuições sindicais, tanto dos servidores que acreditaram e se filiaram quanto o repasse anual, que antes era enviado integralmente para Brasília.
Aquisição da sede própria
No 1º repasse anual a diretoria se reuniu e resolveu investir na compra da sede própria. Além da aquisição da sede, a diretoria do Sindsefran não parou. Várias ações foram realizadas: confecção de carteira de identificação do filiado, Atendimento jurídico, seminários, festas para servidores, distribuição de brindes, campanhas…
No 2º Repasse foi definido em reunião a construção de um auditório nos fundos da sede, com objetivo de atender melhor as necessidades dos servidores no que diz respeito a realização de Assembleias, cursos de qualificação, seminários, dente outras ações.
Fortalecimento das Lutas e da representação dos servidores
Por conta da seriedade e compromisso dos membros da sua diretoria, o SINDSEFRAN passou a ser reconhecido por órgãos e entidades competentes por representar e discutir as mais diversas ações que venham afetar a vida do servidor, como, por exemplo, pleitear assento em conselhos municipais, acompanhar a criação de regime próprio de Previdência – IPM, instalar negociação salarial com o poder executivo, realizar audiências públicas, dentre outras de mobilização, luta e defesa dos interesses dos servidores.
VEJA ALGUMAS DE NOSSAS CONQUISTAS:
- AQUISIÇÃO DA SEDE PRÓPRIA;
- CONSTRUÇÃO DO AUDITÓRIO;
- AQUISIÇÃO DO AUTOMÓVEL;
- CONTRATAÇÃO DE FUNCIONÁRIO PARA ATENDIMENTO AOS SERVIDORES;
- ASSESSORIA JURÍDICA PARA SERVIDORES;
- CRIAÇÃO DA DATA BASE DE REAJUSTE SALARIAL;
- INSTALAÇÃO DA COMISSÃO DE NEGOCIAÇÃO SALARIAL;
- PARCERIA COM O COMÉRCIO LOCAL – CARTÃO DO SERVIDOR;
- PLANO DE SAÚDE PARA APOSENTADOS – GH;
- PLANO ODONTOLÓGICO – CAIXA ODONTO.