Ações para valorização da Educação Infantil em São Francisco-BA

Agentes de Educação Infantil e Secretaria de São Francisco-BA avançam em ações para melhorar a valorização profissional e garantir maior qualidade no ensino infantil.

Agentes de Apoio da Educação Infantil e a Secretaria de Educação de São Francisco do Conde-BA deram um passo importante na definição de medidas que visam valorizar a categoria e melhorar a qualidade dos direitos das crianças. Desde a implementação do Referencial Curricular Nacional para Educação Infantil (1998), as instituições de ensino vêm buscando aperfeiçoar suas práticas para garantir uma educação inclusiva e de qualidade.

No dia 30 de julho de 2024, foi realizado um encontro histórico entre os agentes de apoio e a equipe pedagógica da Secretaria de Educação do município. O objetivo foi debater melhorias nas condições de trabalho e nas orientações pedagógicas para garantir que os profissionais da educação infantil atuem com excelência no atendimento às crianças.

A reunião discutiu a criação de um plano de ação que ofereça suporte aos profissionais, com foco em práticas pedagógicas aprimoradas e orientações para o dia a dia escolar. Além disso, foram abordadas ações para promover a capacitação contínua dos agentes.

A publicação da Lei nº 737/2024 reforçou a importância de atualizar e orientar os profissionais da educação infantil, assegurando que eles estejam devidamente preparados para enfrentar os desafios do cotidiano escolar. Com o apoio da Superintendência Pedagógica, foram definidos os seguintes passos:

1. Consultoria Jurídica para aprimorar o texto de orientações às equipes escolares (agosto de 2024).
  2. Envio de propostas temáticas para a Secretaria de Educação (SEDUC) até 16 de agosto.
  3. Análise da proposta pedagógica pela equipe da SEDUC entre os dias 19 e 23 de agosto.
  4. Instalação de um Grupo de Trabalho em 26 de agosto para discutir as atualizações necessárias e a capacitação dos profissionais.

O compromisso firmado é que as atribuições dos agentes de apoio sejam alinhadas ao Plano de Cargos e Salários, servindo como base para as orientações futuras. Mais informações serão divulgadas após as próximas reuniões do Grupo de Trabalho.

Essa iniciativa reforça o compromisso da administração em assegurar a valorização da categoria e a constante melhoria da qualidade da educação infantil no município.